Galo Rhode Island Red

Atualizado: Abr 13

A Rhode Island Red, também chamada de Galinha vermelha poedeira e "Rode", é uma raça de galinha dos Estados Unidos, desenvolvida na segunda metade do século XIX . É uma raça com duplo propósito, produzindo ovos e carne.





A galinha Rhode Island Red também chamada de galinha vermelha poedeira ou galinha Rode. Essa raça é é provavelmente uma das raças de frango mais bem sucedidas do mundo.


São rústicas, resistentes a doenças, boas na busca de alimento quando soltas e normalmente tranquilas e dóceis. Embora sejam amplamente conhecidas como boas poedeiras nos períodos de frio, se a temperatura no galinheiro cair abaixo de zero (0° Celsius [32° F]), a sua produção cai consideravelmente, e as pontas de suas cristas se tornam muito suscetíveis ao congelamento.


Embora geralmente dóceis, os galos Rhode Island Red podem ser bastante agressivos ou ariscos. A maioria dos galos também irá atacar estranhos (humanos ou animais) se sentir-se ameaçado ou não reconhecer o intruso. Eles normalmente são mais dóceis ​​com pessoas que lhes sejam familiares, tais como as responsáveis ​​pela alimentação. Ambos galos e galinhas são conhecidos por serem agressivos com outras raças de galinha, especialmente em confinamento.


Boas poedeiras, Rhode Island Reds são conhecidas para seus ovos marrons. Elas podem acabar produzindo até 200 ovos por ano. Seus ovos, no primeiro ano, podem ser muito grandes para encaixar no tamanho padrão ou médio das caixas de ovos para transporte. Sendo galinhas poedeiras, não costumam ficar chocas.






História da Rhode


A história da galinha Rhode Island Red realmente começou em 1854. Um capitão de mar com o nome de William Tripp comprou um galo malaio de um outro marinheiro.

Ele levou aquela ave para casa e acasalou com suas próprias galinhas. Os descendentes daqueles foram notados por colocar mais ovos.


Ele contou com a ajuda de seu amigo John Macomber e os dois começaram a cruzar a sério. Neste ponto, as aves resultantes eram chamados de ‘Aves de Tripp’ ou ‘Macomber’ e eram conhecidos por serem superiores às aves já existentes na área.


Diversas raças foram usadas para melhorar e refinar a galinha desejada. Estas raças incluíam o A galinha malaio, Galinha de java, a galinha Cochim, a galinha Brahma, a Galinha Plymouth Rock e o Galinha Legorne.

Esses pássaros chamaram a atenção de Isaac Wilbour , um avicultor já bem-sucedido. Ele comprou algumas das aves e começou seu próprio programa de seleção.

Apesar de todo o trabalho colocado na “raça” por Tripp e Macomber, Wilbour é creditado com o nome do Rhode Island Red.


A galinha Rhode Island Red foi desenvolvida em primeiro lugar como uma ave de dupla finalidade. Foi desenvolvida pelos avicultores da área da Nova Inglaterra e não por “criadores de aves”, de modo que as qualidades definidoras eram utilitárias, não “boa aparência”.


Em homenagem à raça, duas estátuas foram erguidas perto de onde a raça foi formada. Uma estátua está em Adamsville e a segunda em Little Compton – ambas em Rhode Island.

A galinha Rhode Island Red é a ave oficial do estado de Rhode Island nos Estados Unidos, e foi eleita para este lugar de honra em 1954.


A cor da plumagem da tradicional galinha Rhode Island Red varia de um vermelho brilhante a quase preto, a cauda é principalmente preta.

A crista pode ser de rosa é vermelho vivo, assim como os lóbulos da orelha.

Essas aves têm olhos vermelho-laranja, bicos castanho-avermelhados e pés e pernas amarelos, muitas vezes com algum vermelho nos dedos e nas laterais das canelas.

As linhagens industriais podem ser menores e mais pálidas que a raça do tipo antiga.


A galinha Rhode Island Red são exuberantes, curiosos, amigáveis, um pouco agressivos, mas muito amável, mas nunca quietas.

Elas são muito ativas, procurando por insetos e sementes e até comem as rãs ou camundongos ocasionais que vagueiam na direção delas.

Elas vão tolerar o confinamento, mas adoram andar a procura de qualquer coisa saborosa.

As galinhas são geralmente muito descontraídas e dóceis, que gostam de pessoas. Os galos podem ser agressivos, portanto, deve-se tomar cuidado para selecionar o menos agressivo do grupo.

A maioria dos galos também irá atacar estranhos (humanos ou animais) se sentir-se ameaçado ou não reconhecer o intruso.


A galinha Rhode Island Red é muito boa para colocar ovos, é difícil encontrar outras raças de galinhas que possam superá-las na produção e continuidade.

Os rebanhos originais dessas galinhas foram criadas sem serem galinhas de duplo propósito. No entanto, nos anos 1940, após a guerra, a raça foi novamente refinada para produzir mais ovos.



Aqueles que foram criados para melhor postura de ovos são as galinhas que geralmente vemos hoje. A galinha de Rhode Island geralmente começa a colocar ovos por volta de 18 a 20 semanas, embora algumas comecem a partir de 16 semanas.


Uma boa galinha pode colocar 200 a 300 ovos por ano, embora outras pessoas informam que elas colocam de 150 a 250 ovos, algo mais modesto.

Em geral, uma galinha Rhode Island reds vai colocar em torno de 5 a 6 ovos por semana. Estes ovos são de tamanhos médios a grandes e de cor castanha clara. Os ovos vão aumentar de tamanho ao longo dos anos, como acontece com todas as galinhas.


As galinhas de Rhode Island Reds são conhecidos pela sua natureza resistente. Sua constituição robusta vem do lado malaio da família que lhes dá uma boa resistência quando se trata de doenças.

Como com todos as aves, os ácaros e outros ectoparasitas podem ser um problema.

Isso pode ser mantido à distância por banhos de poeira, e cuidados apropriada como qualquer outra raça.


Poedeiras híbridas derivadas

  • Black Stars, híbrida de galos Rhode Island Reds (vermelhos) com galinhas Plymouth Rock Barrada.

  • EMBRAPA 031, híbrida de galos Rhode Island Reds (vermelhos) com galinhas Plymouth Rock White

  • ISA Brown é que é o resultado do cruzamento de galos Rhode Island Reds (vermelhos) e galinhas Rhode Island Whites (branca portadora do fator columbia ou prateado).




Ovos férteis disponíveis em:

https://www.criatorioneves.com.br/product-page/rhode-island-red-ovos-ferteis